Telstar Apresenta Novo Método de Indução de Nucleação a Vácuo no Processo Liofilização

Na Espanha, a Telstar anunciou um novo método de indução por nucleação a vácuo no processo de liofilização. Esse novo método é adequado para uma ampla gama de liofilizadores e não modifica seus elementos principais ao adicionar gases ou substâncias externas.

Após anos de pesquisa, o departamento de inovação da Telstar revelou a solução de forma efetiva o início da nucleação no processo de liofilização, que permite à indústria farmacêutica executar o processo de liofilização de lotes de produtos de forma mais eficiente, rápida, produtiva e uniforme usando prescrições adaptadas às especificações de cada produto conforme regras as regras de qualidade.

 

 

Chamado de “Telstar Lyonuc”, o novo método será apresentado ao público e demonstrado no CPhI, que acontece na Espanha em Madri nos dias  09 a 11 de outubro de 2018.

O sistema de nucleação induzido pelo vácuo produz uma mudança na estrutura sólida da solução e consegue homogeneizar no momento em que o congelamento começa, de modo que todos os frascos se nucleavam ao mesmo tempo, de maneira rápida e em poucos segundos, em vez de levar de 30 a 45 minutos, que é quanto tempo o processo de nucleação espontânea pode durar.

Baseado no controle da temperatura e pressão e induzindo o início da fase de congelamento, este método também garante a uniformidade e homogeneização dos frascos em todos os lotes, respeitando as propriedades físico-químicas do produto.

O novo método de indução por nucleação a vácuo pode ser adaptado a qualquer tipo, modelo ou marca de liofilizador, ao contrário de outros métodos sendo estudados no mercado onde é necessário adicionar gases externos ao processo ou usar processos de descompressão que requeiram equipamentos especiais. Esse novo método requer apenas a medição e o controle dos parâmetros de temperatura, vácuo e tempo, e utiliza as ferramentas reais de uma prescrição de liofilização.

Além disso, o novo método é particularmente indicado para ciclos de liofilização de longa duração, em que o benefício de reduzir o tempo de secagem é muito maior.

Além de melhorar o processo teórico de indução de nucleação a vácuo desenvolvido por Kramer e Liu no início deste século, a pesquisa desenvolvida pela Telstar investigou o comportamento estético da solução liofilizada que é usualmente alterada durante o processo de indução da nucleação a vácuo.